Afastado da política desde 2019, Jean Wyllys confirma convite do PT para ser candidato a deputado

O ex-deputado federal Jean Wyllys confirmou que foi convidado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados como representante de São Paulo ou da Bahia nas eleições de 2022.

Em entrevista à Revista Fórum, o ativista político, que oficializou sua filiação ao PT em maio após deixar o PSOL, disse que foi sondado por alguns nomes do PT para concorrer nas eleições por seu estado natal, a Bahia, mas, preferencialmente por São Paulo, por ser um estado mais “aberto” a uma candidatura como a sua. No entanto, Wyllys afirmou que ainda não tem certeza se disputará um novo cargo como parlamentar. “Quando me filiei, o partido me convidou a vir candidato por São Paulo ou pela Bahia. Lula, [Aloizio] Mercadante, [Jilmar] Tatto e Gleisi [Hoffmann] preferem que seja por São Paulo, porque São Paulo, a cidade, é mais cosmopolita e aberta a uma candidatura como a minha. Além disso, eu tenho uma relação com os trabalhadores da Cultura de São Paulo desde o meu primeiro mandato“, declarou.

Eleito três vezes deputado federal pelo Rio de Janeiro, ele descarta a possibilidade de voltar a concorrer a um cargo pelo estado. O motivo, segundo Wyllys, seria os traumas do passado. “Caso eu seja candidato, porque eu ainda não me decidi, eu sou um tipo de candidato que posso lançar minha candidatura em qualquer dos estados mais progressistas. Porém, pelo Rio, eu não voltaria a me candidatar, embora eu tenha a maior gratidão e amor pelo meu eleitorado naquele estado. Agradeço. Mas a violência ali me deixou traumas e feridas ainda não cicatrizadas“, disse o ex-deputado.

Em 2018, Jean Wyllys foi eleito para o terceiro mandato consecutivo como deputado federal pelo Rio de Janeiro, mas desistiu do cargo em janeiro de 2019, por temer ameaças contra sua integridade física e a de seus familiares. O posto foi ocupado por seu suplente, o ativista LGBTQIA+ David Miranda.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!