Vereador é punido pela Câmara após dizer que tornaria “cidade mais hétera”

A Câmara Municipal de Itararé (SP) puniu o vereador Fernando FH (MDB) após o político dizer em uma rede social que iria tornar a “cidade mais hétera“, em abril deste ano. Além da frase, Fernando fez insinuações quanto à orientação sexual de um internauta, chamando-o de “franga”.

Segundo informações do G1, a partir disso, a Câmara de Vereadores de Itararé abriu uma Comissão Processante (CP) para investigar a conduta do político. Na época, o parlamentar também foi denunciado à Justiça pelo Ministério Público. Segundo a Câmara Municipal, a comissão considerou que houve quebra de decoro parlamentar porque o vereador usou palavras e expressões homofóbicas nas redes sociais, “agindo de forma preconceituosa e discriminatória, de potencial ofensivo para parcela da sociedade, principalmente para a comunidade LGBTQIA+“. Por outro lado, a comissão também reconheceu que o vereador estava no quarto mês como parlamentar, não tinha intenção de ser preconceituoso e pediu desculpas pelas expressões. Por isso tudo, não foi aplicada a sanção máxima, como perda ou suspensão do mandato.

O caso ocorreu em abril, quando o vereador postou um vídeo dizendo: “Teve um abençoado de uma franga que entrou num debate lá no Facebook. E eu perdi alguns minutinhos agora da minha vida olhando a página dele. Até chamei ele lá para trocar uma ideia comigo por Whatsapp… Vamos junto aí. Vou tentar fazer da nossa cidade uma cidade mais ‘hétera’, mais pulso firme. Vem carregar uns frangos com nós qualquer dia pra ver se vira uma pessoa mais parruda, né. Não vou falar nada porque tem quem goste, né?”. Após a polêmica, o vereador pediu desculpas e disse que “sempre respeitou e respeitará a diversidade e as liberdades garantidas pela Constituição Federal”.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!