Levantamento aponta que apenas 26% das escolas brasileiras falam sobre LGBTfobia em sala de aula

Segundo levantamento feito pelo Anuário Brasileiro de Educação Básica 2021 e divulgado na última semana pela organização Todos Pela Educação, apenas 26% das instituições de ensino falam sobre LGBTfobia em sala de aula. Com informações da CNN.

Dentre essas questões apontadas pelo levantamento, o machismo é o menos abordado no ambiente escolar, com projetos em apenas 15,8% das escolas. Já 48% das escolas afirmaram ter projetos para tratar relações étnico-raciais, incluindo o racismo; e as desigualdades sociais por 35,9%. “Quando a gente olha num histórico, 2019 foi o ano em que menos escolas declararam ter projetos sobre essas temáticas”, analisa o líder de Políticas Educacionais da Todos Pela Educação, Gabriel Corrêa, ao portal.

Mestre em Educação e especialista em Gênero, Diversidade e Relações Étnico-raciais na escola, o professor do ensino básico Gabriel Teodoro, defende o envolvimento dos responsáveis pelos estudantes e o preparo da equipe pedagógica para tratar essas pautas. “Temos visto um avanço do conservadorismo e da pressão de grupos que não são legitimados para falar do currículo escolar, ganhando espaço e dizendo o que se deve falar ou não na escola. E isso deixa a equipe insegura para, inclusive, cumprir o que está nas diretrizes e no currículo escolar”, diz.

Não significa que tratá-los será a resolução ou culminará no fim do racismo, da violência de gênero ou da homofobia; e sim que a escola está acompanhando o curso da diversidade e do respeito ao outro, às diferenças e que está cumprindo o seu papel de espaço democrático de produção e acumulação de valores humanos e humanitários”, avalia o professor.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!