Pela primeira vez, tribunal de Bangladesh condena extremistas à morte por homicídio de ativistas gays

Um tribunal especial antiterrorismo em Bangladesh condenou seis extremistas islâmicos à pena de morte, nesta terça-feira (31/08), pelo assassinato de dois defensores dos direitos homossexuais. O crime foi assumido pelo Ansar Al Islam, um braço da Al-Qaeda na região.

Segundo a agência France-Presse, essa é a primeira vez que um tribunal de Bangladesh julga atos de violência cometidos contra militantes dos direitos homossexuais, neste país de maioria muçulmana onde a homossexualidade é ilegal. A segurança foi reforçada em todo tribunal antes do anúncio do veredicto. Xulhaz Mannan, chefe de redação da Roopbaan, uma revista voltada para a comunidade gay do país, e o militante Mahbub Tonoy foram mortos em Daca, em abril de 2016, por “promoverem a homossexualidade“.

O tribunal especial antiterrorismo ordenou a pena de morte de seis membros do Ansar Al Islam. “Estamos felizes com o veredicto“, disse o promotor Golam Sarwar Khan à imprensa local. Quatro dos seis condenados à morte foram julgados à revelia, enquanto outros dois réus foram absolvidos. Nazrul Islam, um dos advogados de defesa, advertiu que recorrerá da sentença. “Meus clientes são totalmente inocentes. Não têm relação com estes assassinatos“, afirmou.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!