Prefeito de cidade em SC demite professor por exibir clipe de Criolo com temática LGBTQ+: “Viadag*m”

O prefeito de Criciúma, no Sul catarinense, Clésio Salvaro (PSDB), anunciou na noite de quarta-feira (25/08) que demitiu um professor temporário da rede municipal por exibir aos alunos o clipe do cantor Criolo, da música “Etérea“, que tem temática LGBTQIA+. O político disse que a administração não concordava com o conteúdo “erotizado” e a “viadagem na sala de aula“.

Expôs um vídeo erotizado, de forma inapropriada para os alunos da rede pública municipal. Nós não permitimos, nós não toleramos. Está demitido esse, sei lá, esse profissional. Nas escolas do município, enquanto eu estiver aqui de plantão, isto não vai acontecer, este tipo de atitude. Essa ‘viadagem’ na sala de aula, nós não concordamos“, disse Salvaro no vídeo. Na gravação, o prefeito também disse aos pais de alunos para denunciarem casos que considerarem inadequados.

Segundo informações do G1, o videoclipe da canção foi apresentado em uma aula de artes na Escola Municipal Pascoal Meller, na terça-feira (24/08), em uma sala do 9º ano de ensino, com estudantes entre 14 e 15 anos. O clipe de “Etérea” tem 1,2 milhão de visualizações no YouTube e, em 2019, a música foi indicada ao Grammy Latino na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa. Na letra, o cantor defende a liberdade, o “jeito de amar” e “amores aceitos sem imposições“. Além do clipe, o projeto possui um documentário e um site com o mesmo nome.

Após a demissão, Criolo usou as redes sociais para lamentar o episódio. “‘É necessário quebrar os padrões, é necessário abrir discussões. Mais uma vez, desde seu lançamento, o clipe e o documentário da música Etérea [com participação de representantes de coletivos LGBTQIA+ nacionais] abrem espaço para o debate na sociedade brasileira“, disse.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!