Casamentos homoafetivos disparam no Ceará em 2021, mostra estudo

Segundo dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), o número de casamentos homoafetivos dispararam no Ceará. De acordo com a Arpen, os números mais do que dobraram entre janeiro e setembro de 2021, em comparação com igual período do ano passado.

Nos nove primeiros meses de 2020, foram contabilizadas 143 celebrações amorosas entre integrantes da comunidade LGBTQIA+; enquanto, em 2021, já foram 309. A pesquisa mostra ainda que houve aumento de formalização dos relacionamentos homoafetivos em meio à segunda onda da pandemia de Covid-19. Em 2020, os números reduziram, especialmente nos meses onde  os maiores índices de casos e óbitos pela doença foram registrados, o que não se refletiu em 2021. De acordo com a Arpen, também houve um aumento nos números de união estável homoafetiva no Ceará. Entre janeiro e setembro de 2020, foram confirmadas 70 uniões. Já no mesmo período deste ano, foram registradas 114 formalizações junto aos cartórios cearenses, um aumento foi de 62,8%.

Em 2011, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a união estável homoafetiva em decisão plenária. Dois anos depois, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou uma resolução que obriga os cartórios de todo o país a celebrar o casamento civil e converter a união estável em casamento.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!