EUA emite 1º passaporte com marcador de gênero “X” para pessoas não binárias

Os Estados Unidos emitiram o primeiro passaporte do país elaborado para pessoas não binárias, anunciou o Departamento de Estado americano na quarta-feira (27/10). Agora, além das opções “masculino” e “feminino”, o documento traz um marcador de gênero “X”.

O departamento do governo americano não divulgou o nome do portador do passaporte, mas Dana Zzyym, ativista LGBTQIA+ do estado do Colorado, disse em entrevista à Associated Press que é a pessoa que recebeu o documento. Segundo a agência de notícias, Zzyym, que é intersexual, desde 2015 estava em uma batalha legal com o Departamento de Estado para não ter que escolher entre as opções “masculino” ou “feminino” em seu documento de viagem. “Não dá mais para negar nossa existência“, disse Zzyym. “Estamos aqui, é lei. Sempre estivemos aqui, mas agora podemos dizer isso legalmente.

Zzyym, de 63 anos, nasceu com características sexuais físicas ambíguas e foi criado como menino. Porém, diversas cirurgias não tiveram sucesso em dar ao ativista uma aparência totalmente masculina. Zzyym serviu nas forças armadas como homem, e mais tarde passou a se identificar como intersexual. “É um reconhecimento legal para mim e para minha comunidade“, defendeu. “Eu posso ser eu, em todos os sentidos da palavra. É um momento incrível para mim.”

O secretário de Estado Antony Blinken anunciou em junho que o “X” seria oferecido como opção em passaportes, seguindo outros países, incluindo Canadá, Alemanha, Austrália e Índia, que já oferecem um terceiro gênero em documentos. Segundo ele, a opção com o novo marcador será oferecida aos requerentes de passaporte depois que o departamento concluir o sistema e as atualizações dos formulários no início de 2022.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!