Rio Pride Cup: RJ sediará primeira edição de campeonato de handebol LGBTQIA+

No próximo dia 27 de novembro, ocorre no Rio de Janeiro a primeira edição do “Rio Pride Cup 2021”, campeonato esportivo formado exclusivamente por atletas LGBTQIA+. Para o seu primeiro ano, o evento focará apenas no handebol. A ideia, porém, é ampliar para outras modalidades já em 2022.

Com realização da Secretaria Municipal de Esportes em parceria com a Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual, órgão da Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública, o evento esportivo será aberto ao público. A primeira edição contará com quatro times LGBTQIA+ de três estados: Lendários (RJ)Alligaytors  (RJ)Fadas (SP) e Bharbixas  (MG). “Estamos muito felizes com toda a energia que estamos vendo. TodEs atletas dos clubes se dedicando aos treinos e querendo que o campeonato chegue logo. A expectativa é que a Rio Pride Cup desse ano seja a primeira de muitas outras edições. Estamos recebendo apoio de vários setores para realizarmos um evento lindo. Torcemos para que seja um sucesso e que e ele se descobre de forma positiva para a sociedade“, conta Eduardo Bianchi, um dos organizadores do evento.

Para Eduardo, o “Rio Pride Cup” vai além de um evento esportivo, mas também é um ato político. “A ideia é que a Rio Pride Cup sirva também para debatermos questões sociais. Qual seria o motivo da necessidade de um evento esportivo exclusivo para LGBTQIAP+? Temos visto muitos discursos e posições de atletas, técnico e dirigentes reproduzindo uma estrutura LGBTQIAPfóbica. Não dá para aceitar, o silêncio que nos impuseram não é mais tolerado“, ressalta.

“Já planejamos que na próxima edição tenhamos times de vôlei, mas também estudamos jogos de praia como handbeach e vôlei de praia“, adianta Eduardo. “Em 2022 estaremos prontEs para receber todEs do Brasil todo. Vai ser ainda mais incrível“.

Serviço

Rio Pride Cup 2021 – Campeonato de handebol LGBTQIA+
Data: 27 de novembro de 2021;
Local: Arena Carioca 3 – Avenida Abelardo Bueno 3401, Parque Olímpico, portão 6;
Horário: 9h às 21h;
Mais informações: instagram.com/lendariosrj

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!