Enfermeiro denuncia homofobia em academia de Salvador: “Esse viadi**o não malha e só fica tirando foto”

Enfermeiro e coordenador da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Salvador (SMS), Abdon Brito, de 29 anos, denunciou ter sofrido homofobia em uma academia da capital baiana. O caso aconteceu por volta das 21h15 de terça-feira (18/01) na academia Ávila Fitness, no bairro de Brotas. Com informações do G1.

Segundo Abdon, um instrutor do espaço falou para dois alunos: “Esse ‘viadinho’ chega nesse horário, não malha e só fica tirando foto”. O enfermeiro detalhou que planejava malhar por cerca de 45 minutos, até a academia fechar. “Tinha poucas pessoas na área, só o instrutor do treino e dois alunos. Eu passo e ele [instrutor] comenta entre os pares“, relatou.

Segundo Abdon, normalmente, ele não tinha contato com o instrutor e pedia orientações para o coordenador da academia, que não estava no local no momento. “Foi um ódio gratuito, outras pessoas tiram fotos e eu não vejo nenhuma queixa em relação a isso. O fato de eu ser gay incomodou ele”, afirma. Ele ainda tentou continuar o treino mas, revoltado, parou os exercícios e pediu o cancelamento da matrícula.

O enfermeiro registrou o caso através da delegacia virtual e a investigação será realizada na 6ª Delegacia Territorial (DT) de Brotas. Além disso, Abdon denunciou o instrutor no Ministério dos Direitos Humanos, fez uma denúncia no Ministério Público da Bahia (MP-BA) e vai abrir uma ação civil.

A Ávila Fitness publicou uma nota de repúdio nas redes sociais e informou que o instrutor, que era estagiário, foi afastado das atividades da academia. “Reafirmamos que o respeito à diversidade é dever de todos, independentemente de orientação sexual e da identidade de gênero, sendo a homofobia danosa à sociedade como um todo“, escreveu.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!