Farmacêutica Moderna inicia testes em humanos para vacina contra o vírus HIV

A farmacêutica Moderna anunciou nesta quinta-feira (28/01) que iniciou os testes em humanos para uma vacina contra o vírus HIV. O ensaio clínico está em fase 1 e é realizado nos Estados Unidos, com a participação de 56 voluntários saudáveis que são HIV negativos.

O desenvolvimento do imunizante está sendo realizado em parceria com a Iniciativa Internacional para a Vacina da Aids (Iavi) e as aplicações estão sendo feitas em quatro centros nos Estados Unidos. Conforme a nota oficial, os testes serão de três tipos: 48 participantes – todos sadios e negativos para o HIV – receberão uma ou duas doses da vacina mRNA-1244. Destes, 32 receberão uma dose extra com uma versão reforçada da fórmula, a mRNA-1644v2-Core. Oito voluntários receberão apenas essa variação mais reforçada.

As mudanças são para analisar a segurança das fórmulas no corpo humano em maior ou menor quantidade e também se a resposta imunológica está dentro das expectativas dos cientistas. Os participantes serão monitorados por seis meses após a fase 1. “A pesquisa para uma vacina contra o HIV tem sido longa e desafiadora, e ter novas ferramentas em termos de imunógenos e plataformas pode ser a chave para fazer um rápido e urgentemente necessário progresso, com uma vacina efetiva“, disse o presidente e CEO da Iavi, Mark Feinberg, em nota oficial.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!