Deputado Fábio Felix é vítima de homofobia durante audiência pública na Câmara Legislativa do DF

O deputado distrital Fábio Felix (PSOL) foi vítima de ameaças e ataques homofóbicos durante uma audiência pública na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), na manhã da última sexta-feira (11/02). A sessão discutia o passaporte da vacina contra Covid-19 em Brasília e era transmitida pelo Youtube.

Segundo o parlamentar, como ele defendia o passaporte, pessoas que se dizem contra a medida e também contra a vacinação, começaram a postar ameaças e ataques contra ele no chat de discussão da audiência. “Não só agressões verbais, mas cometimentos de crimes, racismo, homofobia e ameaças. Falando que vão chegar à minha casa, ameaçando outras pessoas no chat. Não vamos tolerar“, diz Felix. Mensagens como “Onde ele mora?” e “Vamos pra frente da sua casa” foram enviadas para o chat da transmissão ao vivo da audiência pública. Uma das ofensas homofóbicas chegou a mencionar a necessidade de um “passaporte contra DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis)” no Distrito Federal.

Os comentários foram apagados pelos autores, mas dois deles serão encaminhados para a investigação à Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa, ou por Orientação Sexual, ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin). “Não nos calarão. Sou gay e defensor da ciência com muito orgulho. Todas as pessoas que destilaram seu ódio através de ameaças, racismo e LGBTIFobia vão responder por isso”, diz o deputado.

Em nota, a Câmara Legislativa do Distrito Federal afirmou que repudia veementemente os ataques homotransfóbicos e racistas que aconteceram na audiência de hoje, contra o deputado e outros participantes. A Casa ainda afirmou que, “por meio da Polícia Legislativa e a Decrin vão investigar os agressores e responsabilizá-los”.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!