Ikaro Kadoshi fala sobre comparações com Sasha Velour: “Eu já fazia isso há 10 anos antes dela começar a se montar”

Ikaro Kadoshi é o nome artístico de Tiago Liberato, paulista nascido em São José dos Campos. Apaixonado por mitologia grega, Tiago encontrou nos mitos dos gregos antigos o nome para sua drag e, em 2000, surgiu Ikaro. Mais de 20 anos depois desse surgimento, a artista segue sendo uma das drags de maior sucesso no Brasil. Apesar disso, mesmo com todo o seu histórico, Ikaro é comparada com a vencedora da nona temporada de “RuPaul’s Drag Race“, Sasha Velour.

Em entrevista exclusiva com o Pheeno, Ikaro falou sobre as comparações com a ex-Drag Race. Segundo a artista, as comparações vem do que ela chama de “síndrome do colonizado“. “Isso nada mais é do que a ‘síndrome do colonizado’: para eu valorizar a arte de alguém brasileiro, ela tem que ser parecida com alguém de fora. Senão, não vale. Então, eu preciso comparar para que ela tenha um valor pra mim“, explicou Ikaro em conversa com Karina Karão. “Depois que a Sasha ganhou, eu passei três anos indo a boates e pessoas gritando no meu ouvido ‘Sasha’“, continua.

Eu pensava: ‘Gente, eu já fazia isso há 10 anos antes dela começar a se montar’. Mas aí eu penso: ‘Por que eu vou discutir com alguém que não se interessou em conhecer a história do próprio país?“, questiona. Por fim, ela deixa um recado para quem ainda insiste com as comparações: “Se quiser me chamar de Sasha, tudo bem. Mas quem é o ignorante da história não sou eu“, conclui.

Confira a entrevista completa

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!