Espiões do Reino Unido usaram o Grindr para conversar com soldados russos e rastrear movimentos de invasão

No período que antecedeu a invasão da Ucrânia por Vladimir Putin, as agências de inteligência usaram todas as ferramentas à sua disposição para coletar informações vitais e atualizadas. Para os serviços de inteligência britânicos, esse kit de ferramentas aparentemente incluía caçar soldados russos em sites de redes sociais, incluindo o Grindr

Uma fonte disse ao jornal The Daily Mail que espiões britânicos ficaram convencidos da invasão iminente da Rússia depois de obterem acesso a mensagens no site VKontakte (VK), a versão russa do Facebook. E quando as forças russas se reuniram na fronteira com a Ucrânia, espiões usaram o Grindr para conversar com soldados russos para obter informações. O linha-dura Putin baniu a “propaganda” homossexual em 2013, mas o aplicativo é usado discretamente por soldados e oficiais militares. Em 2003, o major-general do Serviço Médico, Valery Kuliko disse que os soldados gays não deveriam revelar sua sexualidade porque “outros soldados não vão gostar disso, eles podem ser espancados”.

Esses sites eram um tesouro para nossos espiões, e os aplicativos de namoro em particular – soldados e pessoas envolvidas no esforço militar estavam particularmente desprotegidos”, disse a fonte. “Isso significava que estávamos muito a par dos planos e da iminência da invasão, até detalhes como o movimento de suprimentos de sangue para as tropas russas”. A fonte acrescentou que o Reino Unido compartilhou grandes quantidades de inteligência com os ucranianos. “Basicamente, estamos dando a eles acesso irrestrito à nossa inteligência para ajudá-los da melhor maneira possível, apenas ocultando detalhes para proteger fontes e disfarçar alguns de nossos métodos.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!