Alvo de criticas, Shopping de Salvador retira placas fixadas nos banheiros com mensagens contra transfobia

O Parque Shopping Bahia, localizado em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, retirou as placas contra a transfobia que estavam fixadas nos banheiros do centro comercial. De acordo com a assessoria do estabelecimento, a retirada estava prevista porque elas eram apenas a primeira etapa de uma campanha em comemoração ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em 28 de junho. 

“Todos são bem-vindos. No Parque Shopping Bahia você é livre para usar o banheiro correspondente ao gênero com que se identifica. Transfobia não“, dizia a mensagem. Para justificar o cartaz, o shopping citava artigo 6° da resolução federal número 12, de 2015. A norma determina que deve ser garantido “o uso de banheiros, vestiários e demais espaços segregados por gênero, quando houver, de acordo com a identidade de gênero de cada sujeito“. Nas redes sociais, grupos conservadores criticaram a ação com mensagens como: “Absurdo mulher dividir banheiro com trans! Quem lacra, não lucra!” e “Já imaginou sua filha de 5, 7, 10 anos entrar no banheiro com um marmanjo de 40, 50, ou seja lá qual idade for, porque diz se achar mulher?“.

Na sexta-feira (17/06), o shopping retirou as placas dos banheiros, mas frisou que a atitude foi tomada sem qualquer pedido ou determinação da prefeitura. “A decisão de colocar e de posteriormente retirar coube exclusivamente ao shopping, que mesmo tendo cumprido essa etapa da campanha reitera que respeita os direitos adquiridos e o combate à todo tipo de preconceito contra a comunidade LGBTQIAPN+”, diz trecho do comunicado. O Ministério Público da Bahia acompanha o caso, mas disse que não instaurou nenhum procedimento porque não houve denúncia no órgão nem notícia de proibição do uso do banheiros por pessoas trans.

VEJA + NO PHEENO TV

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!