Vídeo: Mulher trans é expulsa da quadra da Viradouro após tentar utilizar o banheiro feminino

Uma mulher trans foi impedida por seguranças de usar o banheiro feminino na quadra da Escola de Samba Unidos do Viradouro, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, durante um ensaio técnico para o carnaval. A cena foi filmada e publicada nas redes sociais por um amigo de Milena Ravache, que foi expulsa da quadra da escola após contestar a ação discriminatória.

Minha amiga sendo retirada da Viradouro por não poder usar o banheiro. Uma mulher sofrendo transfobia. Mulher trans operada resignada é proibida de usar o banheiro feminino na Unidos do Viradouro no ensaio técnico. Sofrendo preconceito e sendo colocada para fora pelos seguranças de forma grosseira. Cadê os direitos do nosso povo LGBTQIA+?”, disse Eduardo Mello, amigo de Milena, ao postar o momento. Segundo a publicação, Milena teria sido “retirada do local de forma grosseira com um mata leão no pescoço e jogada na rua como se fosse uma marginal”.

A diretoria da Unidos da Viradouro disse em nota que “repudia a atitude dos seguranças” e ressaltou que sempre foi a favor da diversidade e do respeito e contra a discriminação. “A Presidência e toda a diretoria da Unidos do Viradouro têm dado, ao longo dos anos, sucessivas demonstrações de respeito à diversidade de gênero e de combate a qualquer tipo de preconceito. Estamos buscando contato com a frequentadora para que possamos convidá-la para uma conversa presencial”, diz o comunicado.

Atitudes como essas são injustificáveis e garantimos que todas as medidas serão tomadas. Ressaltamos que a Unidos do Viradouro repudia qualquer atitude discriminatória e que nossa quadra é lugar de diversidade e respeito. Nunca de discriminação”, finaliza a escola de samba. Após o ocorrido, de acordo com o jornal ExtraMilena registrou um B.O. na 78ª DP, de Fonseca, em Niterói, por “constrangimento legal e preconceito”.

Confira

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!