Associação mundial de atletismo veta mulheres trans de disputarem eventos internacionais

A World Athletics, organização que gere o atletismo mundialmente, proibiu atletas transgênero de competir na categoria feminina em eventos internacionais. Sebastian Coe, presidente da organização, afirmou que nenhuma atleta transgênero que passou pela puberdade masculina poderá disputar torneios que integram o ranking mundial feminino a partir do próximo dia 31 de março.

Segundo informações da BBC, um grupo de trabalho será criado para conduzir mais pesquisas sobre as diretrizes de elegibilidade para transexuais. “Não estamos dizendo ‘não’ para sempre“, disse ele. Coe acrescentou que a decisão foi “guiada pelo princípio de proteger a categoria feminina“. Uma outra decisão foi relacionada a para redução na quantidade de testosterona no sangue permitida para atletas com diferenças no desenvolvimento sexual (DSD), como a sul-africana Caster Semenya. Com isso, atletas DSD serão obrigados a reduzir seu nível de testosterona no sangue para menos de 2,5 nanomoles por litro – limite anterior era de 5 – e devem permanecer abaixo disso por dois anos para competir internacionalmente na categoria feminina em qualquer evento.

Nos regulamentos anteriores, os esportistas DSD eram alvos de restrições apenas em eventos que variavam de 400 metros a uma milha. Disposições provisórias serão introduzidas para atletas DSD que já competem em eventos anteriormente irrestritos, exigindo que eles mantenham seus níveis de testosterona abaixo de 2,5 nanomoles por litro por um período mínimo de seis meses antes de serem autorizados a competir novamente.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!