Troye Sivan posta foto de seu regime diário de PrEP e suplementos, e diz que combinação “o mantém gay

Esta semana, o cantor e ator Troye Sivan, de 27 anos, compartilhou uma foto em seu stories no Instagram com a palma da mão aberta e três tipos diferentes de pílulas – duas das quais são instantaneamente reconhecíveis por praticamente qualquer homem gay: PrEP e o suplemente de fibra Metamucil! Segundo a estrela pop, a combinação “o mantém gay“.

Sivan, um ícone pop gay cujas músicas falam diretamente com a comunidade queer, merece muitos elogios por promover uma vida sexual mais saudável e segura para seu público de 14 milhões de seguidores no Instagram. O uso correto da PrEP reduz em mais de 90% o risco de infecção, índice similar ao preservativo. A eficiência de proteção está relacionada à adesão: por isso é necessária a tomada diária das doses indicadas, devendo ser somada a outras medidas de prevenção, tais como o uso de preservativos e gel lubrificante, já que essa profilaxia não impede a ocorrência de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A PrEP faz parte da chamada prevenção combinada. Pessoas a partir de 15 têm acesso ao metódo.

No entanto, mesmo com a alta adesão inicial entre os brasileiros nos últimos cinco anos, quase 41 mil decidiram (46%) descontinuar a profilaxia, segundo dados do Ministério da Saúde (MS). Especialistas citam mudanças no estilo de vida, desinformação e estigma como possíveis causas do abandono. O MS afirma estudar formas de facilitar o acesso à PrEP, como instaurar a possibilidade de teleatendimento, reduzindo assim as barreiras de acesso e facilitando a manutenção do cuidado. No Brasil, a Profilaxia Pré-Exposição começou a ser oferecida gradualmente no Sistema Único de Saúde no final de 2017.

Mas o que o cantor tem a ver com isso, além de promover uma vida sexual mais saudável?! Com Sivan e outras celebridades gays disseminando informações sobre a PrEP e promovendo a apropriação do medicameto, podem gerar demanda adequada que, aos poucos, levará à utilização e à adesão. Apesar disso, como destacado pelo site Queerty, o Metamucil não deve ser tomado ao mesmo tempo que a PrEP ou qualquer outro medicamento prescrito, pois o suplemento pode dificultar a absorção da medicação no organismo. Esperemos que Sivan esteja apenas colocando-os juntos por uma questão de estética fotográfica.

VEJA + NO PHEENO TV

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!