Jorge Lafond, a Vera Verão, é homenageado em doodle do Google: “Um modelo para outros gays”

Nesta quarta-feira (29/03), os brasileiros que ligaram o computador e acessaram o principal buscador da rede mundial de internet deram de cara com uma homenagem do doodle do Google ao ator, humorista e drag queen Jorge Luiz Souza Lima, conhecido por Jorge Lafond. O ator, que fez história com o personagem Vera Verão, faria 71 anos nesta quarta.

A página interativa do Google exibe o homenageado vestindo cores chamativas e botas de salto alto, posicionando-se em frente ao letreiro do buscador. Infelizmente, Lafond nos deixou aos 50 anos, em 2003, em São Paulo. À época ele havia sido hospitalizado com problemas cardíacos.

A arte drag entrou em sua vida em 1992, no programa “A Praça é Nossa“, do SBT, consagrando a personagem Vera Verão, que fez muito sucesso nas telinhas brasileiras especialmente entre o fim da década de 1990, e início dos anos 2000. A personagem era conhecida por seu humor ácido e suas tiradas sarcásticas, conquistando o carinho do Brasil com o bordão “Bicha não!“.

Nascido no município de Nilópolis, no Rio de Janeiro, Lafond era, além de ator e comediante, um exímio bailarino. Na juventude, tornou-se bailarino e se especializou em dança africana, além de formar-se em teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Enquanto trabalhava na televisão, atuou em programas como “Viva o Gordo“, “Os Trapalhões” e até mesmo em uma novela, “Sassaricando“, da TV Globo, como lembra o G1. Além do mais, Lafond também foi destaque em desfiles de escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro, estreando nu em cima de um carro alegórico da escola Imperatriz Leopoldinense, em 1989.

Segundo o Google, o artista foi pioneiro na representação de uma identidade que ajudou a quebrar pensamentos tradicionais e homofóbicos. “Ele foi e continua sendo um modelo para outros gays na América do Sul e ao redor do mundo. Ele exibiu suas habilidades de dança, moda e comédia e nunca se desculpou por estar fora das expectativas de alguém sobre o que um artista deveria ser“, destaca a plataforma.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!