ALERTA: Twitter pode estar censurando termos LGBTQ+, incluindo ‘trans’

Usuários de rede social Twitter notaram algo estranho acontecendo que parece equivaler à censura de termos comuns associados à comunidade LGBTQ+. Neste sábado, 1 de abril, usuários alguns ativistas notaram que tweets compartilhados por mensagem direta (DM) não mostram mais uma prévia do tweet se incluírem certas palavras.

Compartilhar um tweet via DM deve trazer automaticamente uma prévia do conteúdo do tweet, mas agora os usuários estão vendo apenas um link simples se o tweet contiver a palavra “trans”, “LGBT”, “LGBT+” ou “BLM” (Black Lives Matter ). Mais preocupante, os tweets que apresentam termos que são amplamente considerados calúnias pela comunidade LGBT, incluindo “identificado como trans” e outras ofensas, são visualizados como normais.

A preocupação com a censura nas DMs do Twitter foi revelada pela Trans Safety Network, com sede no Reino Unido, que relatou que testes preliminares indicam que a plataforma está “reduzindo tweets contendo palavras”. Segundo o site Pink News, eles incluem as palavras “trans”, “gay”, “lésbica”, “queer” e “bissexual”.

Jane Fae, presidente da Trans Media Watch, disse à PinkNews: “Elon Musk chegou ao Twitter fazendo grandes afirmações sobre seu compromisso com a ‘liberdade de expressão, e esse fato coloca em risco a credibilidade de seu compromisso. Quanto aos argumentos de que tópicos ‘trans’ podem ser delicados, não faz sentido para DMs”.

Embora isso possa ser simplesmente uma falha do Twitter, usuários LGBTQ+ estão preocupados, já que sob o comando do proprietário da plataforma, Elon Musk, postagens mencionando a narrativa anti-LGBTQ+ dispararam 119%. O site PinkNews entrou em contato com o Twitter e não obteve resposta até a publicação da matéria.

Bee 40tona

Você vai curtir!