Número de pessoas que se previnem do HIV por meio da PrEP cresce 47% no Brasil

O número de novos usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) cresceu 47% no Brasil. Os números do Painel Prep, vinculado ao Ministério da Saúde e divulgados pelo G1, abrangem os três primeiros meses de 2022 e 2023.

Em 2022, foram 8.393 novos usuários. Jám 2023 o número aumentou para 12.34. Quando comparado mês a mês, o maior aumento aconteceu em janeiro, com 74%. A PrEP é uma das formas de se prevenir do vírus do HIV. Segundo o Ministério da Saúde, a Prep consiste em tomar, todos os dias, uma combinação de dois anti-retrovirais — o tenofovir e a entricitabina —, que são eficazes contra o vírus causador da Aids. Assim, é possível evitar a infecção por HIV em até 95%. A prevenção por meio da profilaxia pré-exposição está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é recomendado para qualquer adulto com vida sexual ativa.

A profilaxia é indicada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade para o HIV. Algumas situações que podem indicar o uso: Frequentemente deixar de usar camisinha nas relações sexuais (anais ou vaginais); Fazer uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV); Apresentar histórico de episódios de Infecções Sexualmente Transmissíveis; Contextos de relações sexuais em troca de dinheiro, objetos de valor, drogas, moradia, etc. Chemsex: prática sexual sob a influência de drogas psicoativas (metanfetaminas, Gama-hidroxibutirato (GHB), MDMA, cocaína, poppers) com a finalidade de melhorar e facilitar as experiências sexuais.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!