30-04-2022 – Manifesto Transpofágico – Renata de Cervalho – Trema Festival – Foto Danilo Galvão

RJ: Peça convidando público a olhar para o corpo travesti e despertar a consciência sobre transfobia

Após estrear em São Paulo em 2019 e realizar, a partir de 2021, uma temporada de sucesso que abarcou países da Europa como Itália, França, Espanha, Irlanda e Holanda, além de Uruguai, Chile e EUA, “Manifesto Transpofágico” finalmente chega ao Rio de Janeiro. Continuidade de uma pesquisa cênica sobre o corpo travesti realizada por Renata Carvalho, que encena o solo e assina a sua dramaturgia, a montagem dirigida por Luiz Fernando Marques que aporta no dia 17 de abril às 19h no Teatro Firjan Sesi Centro fala direto com a plateia, como um depoimento, mas também a envolve neste jogo cênico.

Neste manifesto, Renata convida o público a olhar incansavelmente para o seu corpo travesti e lhe apresenta a historicidade dele. Para isso, pensou em cada detalhe para que a plateia se sinta acolhida em absoluto – do título da montagem à narrativa, passando pela iluminação e o volume do som. “Existia – e existe – uma dificuldade das pessoas em pronunciar a palavra travesti, e acreditei que a peça teria dificuldade para entrar em cartaz e ser noticiada. Então resolvi dar um nome mais teatral, mais digestivo, que soasse confortável aos ouvidos”, ironiza ela, que também fundou o Coletivo T – primeiro coletivo artístico formado integralmente por artistas trans.

O espetáculo é dividido em duas partes: na primeira, um corpo apenas de calcinha no palco narrando, dentre outras coisas, o devir travesti daquele corpo denunciando a construção social, criminal, patológica, sexualizada, religiosa e moral que permeia o imagético do senso comum sobre o que é ser uma travesti/ter um corpo travesti. Na segunda parte, a proposta provoca uma conversa ética e sincera com o público. Falar de transfobia no país que mais mata transexuais e travestis pode ser desafiador, mas Renata entende que sua missão em cena também é educacional. “Acho que o meu maior desafio é transformar essas pautas em arte, dar luz a algo que possa causar reflexão em quem assiste. Esta luta também é pedagógica“.

Serviço

“MANIFESTO TRANSPOFÁGICO”
Temporada
: 17 de abril a 30 de maio*
*Não haverá espetáculo nos dias 1º e 02/05
Dias: Segundas e terças-feiras, às 19h
Ingressos: R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia-entrada)
Link de vendas: Sympla.com.br
Local: Teatro Firjan SESI – Av. Graça Aranha, nº 1 – Centro
Classificação: 16 anos

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!