Campanha de Prefeitura de Pelotas pegou muito mal e irritou a internet

Uma campanha contra a LGBTfobia, ou pelo menos que deveria ser, feita pela Prefeitura de Pelotas – RS, para celebrar o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, pegou tão mal por sua execução, que chegou aos trends pelo mau gosto e pelo sentido duplo ao comunicar que pessoas LGBTs estariam cansadas de ouvir absurdos.

O problema foi que o anúncio dizia: “Bando de sapatão, viado e traveco” EM CAIXA MUITO ALTA, seguido de “que estão cansados de ouvir esses absurdos” (fã ou hater?). Enfim, o texto passa a ideia de que o “bando de sapatão, viado e traveco” são indivíduos aceitáveis socialmente, mas estão apenas cansados de serem chamados assim.

Na legenda do post, ainda teve “pode parecer inofensivo, mas agressões verbais podem causar sofrimento”, sendo que sempre é ofensivo e causa sofrimento. As reações foram imediatas e a prefeitura não respondeu a nenhum comentário, nem tirou a campanha do ar, que já conta com milhares de reações.

A ação até foi vista com bons olhos por alguns, no entanto, definida como “marketing reverso”. Salientar os termos pejorativos frequentemente usados por pessoas preconceituosas fez com que a estratégia fosse interpretada como mal executada, insensível e apelativa, o que demonstra que as empresas e instituições ainda não consultam ou contratam especialistas LGBTs para realizar suas demandas da diversidade.

Bee 40tona

Você vai curtir!