ENTÃO TÁ! Elon Musk diz que uso de ‘cis’ é assédio e vai suspender usuários

O bilionário, que comprou o Twitter em outubro de 2022, fez a declaração na quarta-feira (21 de junho) em resposta a um twit antitrans: “Ontem, depois de postar um Tweet dizendo que rejeito a palavra ‘cis’ e não quero ser chamada dela, recebo uma série de mensagens de ativistas trans me chamando de ‘cissy’ e dizendo que sou ‘cis’” goste ou não”.

Em resposta, Musk disse que “assédio repetido e direcionado contra qualquer conta” resultará no assediador, no mínimo, tendo sua conta temporariamente suspensa. “As palavras “cis” ou “cisgênero” são consideradas calúnias nesta plataforma”, afirmou.

Atualmente, as diretrizes do Twitter definem calúnias como linguagem que “pretende degradar ou reforçar estereótipos negativos ou nocivos sobre uma categoria protegida”. Outras plataformas de mídia social, como Facebook e Instagram, não definem ‘cis’ como calúnia. Ironicamente, quando Musk assumiu o Twitter, ele twittou que a plataforma “acredita na liberdade de expressão”.

A declaração de Musk ocorre apenas dois meses depois que o Twitter abandonou discretamente sua política de proteção de pessoas trans contra nomes mortos e erros de gênero. Em abril, a plataforma mudou sua política de conteúdo de ódio para remover uma frase sobre adulteração de gênero ou nomeação de indivíduos.

Lançando seu terceiro Índice de Segurança de Mídia Social (SMSI) anual, a GLAAD deu ao Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e TikTok todas as pontuações baixas e médias. No relatório, todas as principais plataformas de mídia social, exceto o Twitter, melhoraram em alguma margem suas pontuações de 2022.

O Twitter foi classificado como o mais baixo, com apenas 33%, uma redução de 12 pontos em relação à sua pontuação em 2022. A GLAAD citou a remoção de sua política de nomes mortos e erros de gênero como uma das principais razões para essa queda, instando a empresa a restabelecer a política para melhorar a segurança das pessoas LGBTQ+.

Bee 40tona

Você vai curtir!