RJ: Ícone da cena LGBTQ+ carioca, vida e carreira de Lorna Washington serão celebradas neste domingo

Quem não é do Rio de Janeiro talvez nunca tenha ouvido falar de Lorna Washington, mas na capital fluminense a transformista é um ícone da noite LGBTQIA+ além de importante ativista e militante pelos direitos da nossa comunidade.

Conhecida por sua versatilidade, elegância e opiniões polêmicas, Lorna fez história em boates cariocas que marcaram época como Papagaio, Incontrus e nos áureos tempos da Le Boy e da 1140. A militância na luta contra o preconceito e na conscientização sobre o HIV também a levaram à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro para ser homenageada. A personagem, batizada em homenagem a uma amiga negra americana e inspirada em grandes divas da música, nasceu através do artista Celso Maciel, no ano de 1979, quando ainda tinha 17 anos, dando pinta nas pistas da Galeria Alaska, em Copacabana.

De lá pra cá, muita coisa aconteceu. A vida da artista, inclusive, acabou virando o documentário “Lorna Washington – sobrevivendo a supostas perdas” (2016), produção que retrata como o bom humor, sua marca maior, se tornou uma arma na luta contra as dificuldades impostas pela diabetes, que quase lhe levou uma das pernas e a confinou a um andador. Hoje, após alguns problemas de saúde, Lorna desceu do salto, mas nunca perdeu o rebolado e se mantém cheia de personalidade.

Causas tão nobres e uma longa carreira interpretando sucessos clássicos que fogem do clichê serão celebrados, neste domingo (02/07), a partir das 15h, na Feira da Diversidade promovida pelo bar-balada Pink Flamingo, em Copacabana, Zona Sul do Rio. Gratuito, o evento é uma parceria com o Grupo Arco-Íris, organizador da Parada LGBTQIA+ do Rio e tem apoio do Grupo Pela Vida e nós do Pheeno! Lorna será homenageada por toda sua contribuição ao cenário artístico carioca e brasileiro! 

Além disso, a feira promete stands de marcas LGBTQIAP+, exposições e intervenções artísticas e um desfile incrível de moda da Escola de Divines, um curso profissionalizante que capacita pessoas trans e travestis para o mercado da moda. Um mega elenco de performances completa a noite, misturando drags veteranas e drags residentes do Pink Flamingo, além de DJs, surpresas e muita emoção.

Serviço

Pink Flamingo promove Feira da Diversidade
Data: 02/07/23
Horário: A partir de 15h
Local: R. Rodolfo Dantas, 16 - Copacabana, Rio de Janeiro

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!