Home Destaque Com dose única, novo remédio para tratamento do HIV deve chegar ao...

Com dose única, novo remédio para tratamento do HIV deve chegar ao SUS em setembro

23

Após anos sem novidades, o Brasil está prestes a iniciar uma nova era de sua história para tratar o HIV. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou um novo medicamento para o tratamento do HIV: o Dovato. Trata-se de um comprimido de dose única diária, composto por duas medicações, o Dolutegravir e o Lamivudina.

O remédio é indicado para adultos e adolescentes acima de 12 anos de idade, com peso mínimo de 40 kg, sem histórico de resistência ao Dolutegravir ou ao Lamivudina. Além de ser dose única, o Dovato também pode ser ingerido em jejum. Segundo informações do Ministério da Saúde, o primeiro lote de comprimidos deverá chegar ao SUS a partir de setembro, deixando o Brasil um pouco mais próximo do que já foi no passado como referência mundial em enfrentamento da epidemia de HIV/Aids.

Para saber se você é um candidato a utilizar o esquema antirretroviral simplificado e o novo tratamento em pílula única diária, converse com o seu médico infectologista e tire todas as suas dúvidas.

VEJA + NO PHEENO TV