Estudo com macacos aponta benefícios em sexo gay sem relacionamento

EUA – Um grupo de macacos está desafiando a visão dos humanos sobre a sexualidade, mostrando que o comportamento homossexual entre os machos fortalece suas redes sociais e pode até mesmo ajudá-los a ter mais filhos. A notícia na Nature Ecology and Evolution este mês sugere que o comportamento entre pessoas do mesmo sexo não é apenas natural no reino animal, mas pode ser socialmente vantajoso.

O estudo “elimina as dúvidas sobre o comportamento homossexual que ocorre naturalmente na natureza”, disse o autor sênior Vincent Savolainen, pesquisador de biologia do Imperial College London. Os pesquisadores definiram o comportamento entre animais do mesmo sexo como o ato de montar um no outro porque era a forma mais frequente – e mais identificável – de contato sexual.

Entre os macacos machos, o comportamento sexual entre indivíduos do mesmo sexo não é necessariamente sobre sexo, mas mais sobre interação social. Macacos machos montam uns nos outros depois de se banharem, comerem, brigarem, brincarem e descansarem, assim como durante viagens, de acordo com o estudo.

O estudo analisou uma colônia de cerca de 1.700 macacos rhesus que viviam em uma reserva de vida selvagem em Porto Rico. A colônia tem sido monitorada nos últimos 67 anos e percebeu-se que a atividade sexual pode ser uma forma de fortalecer os laços entre os machos, tornando-os mais propensos a formar alianças e, finalmente, obter acesso a mais fêmeas, disseram os pesquisadores.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Bee 40tona

Você vai curtir!