Anna Delvey de Campo Grande: Tiktoker carioca que dizia ser filho de sheik é acusado de dar golpes

Apelidado de Anna Delvey de Campo Grande (RJ), o tiktoker carioca João Victor Penha da Silva está sendo exposto nas redes sociais, acusado de aplicar golpes fingindo ser filho de um sheik milionário. Nesta quinta-feira (17/08), o nome do influenciador digital viralizou no X (antigo Twitter), em formato de thread, após uma internauta expor o esquema do jovem. 

Segundo relatos, João ostentava uma vida de luxo em vídeos curtos nas redes sociais, mas todas as roupas de grifes eram de suas vítimas. Algumas chegavam a lhe transferir R$ 10 mil em troca de serviços de personal stylist ou divulgação, mas o influenciador não cumpria o combinado e sumia. João também supostamente prometia às vítimas acessos a desfiles de grifes nas semanas de moda de Nova York ou Paris, e pedia um valor via transferência para conseguir colocar nomes nas listas exclusivas.

Em uma pesquisa pelas redes sociais de João é possível vê-lo ostentando com roupas de grife, viagens internacionais, fazendo passeio de helicóptero e hospedado em locais luxuosos. Em uma das publicações no tiktok, ele aparece ao lado da rapper norte-americana Doja Cat. O jovem se identifica como filho de um sheik e, por isso, teria acesso a um padrão de vida milionário. Só que, de acordo com os denunciantes, o carioca é de origem humilde, e, na verdade, mora em Campo Grande, bairro da Zona Oeste do Rio.

O perfil do TikTok @exposedjoaovs também traz relatos de várias vítimas que caíram no golpe de João. Uma delas é uma maquiadora, que diz ter feito uma parceria com ele. Os dois foram juntos fazer fotos em um hotel de Petrópolis, mas ele sumiu sem pagar a conta da hospedagem. “Passou três meses e ele postou as fotos como se estivesse na Itália. Fiquei chocada”, escreveu a pessoa em um print. 

João ainda fazia montagens em avião particular, closets e casas luxuosas. Segundo os perfis que o estão expondo nas redes, as imagens são tiradas de perfis estrangeiros e são alteradas digitalmente. Após a repercussão do caso, ele excluiu seu perfil no Instagram e ainda não se manifestou sobre o ocorrido. Já a conta de João no TikTok continua ativa na sexta-feira (18/08), mas os comentários foram trancados.

O tiktoker foi apelidado de Anna Delvey em referência à golpista russa Anna Sorokin, que fingiu ser rica para ter acesso a eventos e obter lucro milionário. Ela, que é filha de motorista de caminhão e dono de uma loja de conveniência, se apresentava com o sobrenome alemão “Delvey” para enganar as vítimas. A história virou série da Netflix, “Inventando Anna“, protagonizada pela atriz Julia Garner.

VEJA + NO PHEENO TV

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!