Casal gay russo se abriga na Moldávia para fugir da guerra e homofobia

Por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia, a perseguição a LGBTs se intensificaram na Rússia e um casal gay foi obrigado a fugir de sua terra natal e buscar refúgio na Moldávia. A decisão do casal destaca os desafios enfrentados por indivíduos LGBTQ+ em regiões onde tanto a guerra quanto a discriminação se intensificam.

Há alguns meses, Valery e Valentin moram em Chişinău, capital da Moldávia. Depois de fugir da Rússia devido à guerra e à crescente homofobia, o casal está se adaptando a ficar junto sem se preocupar com a possibilidade de serem presos por serem gays. Em entrevista à NewsMaker, eles falaram sobre sua experiência de viver na Rússia homofóbica.

Embora a Moldávia não seja diferente nesse sentido, eles contam que sua fuga repentina teve apoio deu uma mobilização de pessoas nesse país e pela primeira vez em suas vidas, eles participaram de um evento do Orgulho e até apresentaram um pedido de registro de casamento. A Moldávia ofereceu a eles um refúgio temporário.

Em sua entrevista, eles mostram a declaração de Vladimir Putin de 2020, onde ele diz que os jovens poderiam escolher suas preferências e orientação sexual na Rússia. No entanto, em 2020, já havia um aumento da homofobia na Rússia. A primeira lei de propaganda anti-LGBTQ+ (que proibia mencionar relações LGBTQ+ para menores de 18 anos) foi adotada em 2013. Agora, uma lei anti-pessoas trans também foi aprovada. Assim, o governo russo vem alimentando a homofobia há anos.

Se ficassem na Rússia, os dois seriam forçados a entrar no exército, por isso decidiram fugir e pedir asilo. Um deles, Valentin, nasceu na Moldávia e tinha o direito de morar lá, Valery teve que passar por um processo desafiador, ele foi detido no aeroporto de Chisinau quando tentava escapar do alistamento militar, Valentin ligou para a migração e requerentes de asilo da República da Moldávia pedindo ajuda, explicou que seu parceiro poderia pedir asilo enquanto estivesse na fronteira. Os dois vivem no país desde setembro de 2022.

Bee 40tona

Você vai curtir!