Jean Wyllys diz que perdeu cargo no governo Lula por “homofobia”: “Livramento”

O ex-deputado federal Jean Wyllys (PT) disse que perdeu o cargo que lhe seria dado na Secretaria Especial de Comunicação da Presidência (Secom) por “homofobia“. Em resposta a um comentário do ex-deputado estadual Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, o ex-parlamentar afirmou ainda que a não ida para a equipe do Planalto foi um “livramento“.

De fato a homofobia contra mim sabotou minha ida para o governo (um livramento ao final! ); e o racismo da imprensa neoliberal levou à demissão da assessora. Mamãe em vez de falar (mentiras) deveria voltar às aulas de redação. Além de refletir sobre assediar sexualmente mulheres pobres sob guerras“, escreveu Wyllys. Jornalista de formação, o ex-parlamentar estava na Espanha por causa de ameaças que sofreu durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Ele retornou ao Brasil e foi acolhido pela primeira-dama, Janja Lula da Silva. Wyllys assumiria um cargo na comunicação oficial da Presidência, a Secom, coordenada pelo ministro Paulo Pimenta.

No entanto, poucos dias depois do seu retorno ao País, o ex-deputado protagonizou uma discussão com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), nas redes sociais, o que colocou a sua nomeação em xeque. Na ocasião, após Leite ter decidido manter as escolas cívico-militares, na contramão do governo federal, Wyllys disse que ele sofria de “homofobia internalizada“, em referência à sua sexualidade. O Ministério Público pediu a denúncia de Wyllys por entender que, com esta atitude, o petista injuriou o governador “ofendendo-lhe a dignidade e o decoro, em razão de sua orientação sexual”.

Na última semana, Jean Wyllys afirmou em um podcast que sua nomeação ao governo Lula teria sido sabotada pelo ministro Paulo Pimenta e chegou a chamar o chefe da Secretaria de Comunicaçãode de “mau-caráter“.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!