Primeiro-ministro europeu se declara gay durante entrevista ao vivo: “Nunca escondi isso”
O primeiro-ministro de Andorra, país localizado na cordilheira dos Pirineus entre a França e a Espanha, Xavier Espot Zamora, declarou ser gay.
“Eu sou gay. Nunca escondi isso“, disse o primeiro-ministro entrevista à rádio e televisão de Andorra, a emissora nacional do país. “Agora, se não me perguntarem, não preciso dizer, no sentido de que isso não define a totalidade de quem eu sou e muito menos a minha política pessoal, mas ao mesmo tempo acho que não deveria ser um problema expressar isso“, afirmou ele.
“E se isso ajudar muitas crianças, jovens ou adolescentes que estão passando por um momento difícil a ver que no final, independente de sua condição ou orientação sexual, é possível prosperar neste país e chegar à mais alta magistratura, então fico feliz em tornar público“, completou Xavier, que assumiu o cargo em 2019 e supervisiona a população do país de aproximadamente 79 mil habitantes.
Durante o seu mandato, Andorra legalizou o casamento para casais do mesmo sexo, introduziu leis anti-discriminação de identidade ou expressão de gênero e o direito das pessoas trans mudarem o seu gênero legalmente. Nas classificações mais recentes do Mapa Arco-Íris da ILGA-Europa, Andorra ficou em 24º lugar entre os 49 países da Europa em termos de direitos LGBTQIA+. No entanto, a terapia de conversão não foi proibida e as identidades não binárias não são legalmente reconhecidas.
Xavier não é o primeiro líder LGBTQIA+ na Europa. Em julho, a Letónia empossou Edgars Rinkēvičs, o seu primeiro presidente assumidamente gay. Além disso, o irlandês Leo Varadkar, que atua como Chefe de Governo desde dezembro de 2022, também é abertamente gay. “Não é algo que me define”, disse Vardkar, que também ocupou o cargo entre 2017 e 2020. “Não sou um político meio indiano, nem um político médico, nem um político gay, aliás. É apenas parte de quem eu sou, não me define, faz parte do meu caráter, suponho.”
Ana Brnabić, que assumiu o cargo em 2017, é a primeira mulher e a primeira primeira-ministra assumidamente lésbica da Sérvia. E Xavier Bettel, o primeiro-ministro de Luxemburgo, está no cargo desde 2013. Casou-se com o arquiteto Gauthier Destenay em 2015 – mesmo ano em que o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi legalizado no país.