Pheeno tem canal oficial no YouTube hackeado e invasores induzem usuários a golpe
O perfil oficial do Pheeno no YouTube, o Pheeno TV, foi hackeado na tarde do último somingo (15/10) e passou a transmitir ao vivo uma “aula” de empreendedorismo e finanças de Elon Musk. Nem mesmo os vídeos que estavam na aba de “publicados” foram poupados.
O nome do canal foi alterado para “LiveTesla-US“, uma empresa americana. Ainda não se sabe quem praticou o ataque. Com mais de 100 mil inscritos, o Pheeno TV está no ar há mais de 10 anos e reúne vários vídeos de momentos importantes da história e cultura LGBTQIA+ brasileira. Além disso, o canal utiliza a plataforma como um meio de aproximar os seguidores do portal, com imagens exclusivas de Paradas do Orgulho, entrevistas com figuras importantes da nossa comunidade e relatos de superação.
Nas redes sociais, nós alertamos nossos seguidores a respeito do ocorrido, avisando que ainda não conseguimos recuperar o acesso ao canal. O YouTube se dispôs a ajudar o Pheeno TV, e previsão dada é de 24 horas. Apesar disso, após 72 horas, o canal continua na mão dos invasores. Seguimos aguardando alguma resposta do Team YouTube para a recuperação total do canal.
Nos últimos anos, o YouTube tem sido alvo de uma série de ataques cibernéticos que comprometem canais populares como o Pheeno TV. Os hackers utilizam técnicas de phishing e invasões de contas para disseminar conteúdo fraudulento, prejudicando criadores de conteúdo e inscritos. Só no ano passado, os canais do Vevo, Exército Britânico e da Apple foram comprometidos para promover golpes de criptografia.