Coach compara linguagem neutra a maconha: “porta de entrada para drogas”
O influenciador fitness Guto Galamba conhecido por posts gordofóbicos e machistas, fez um post que não tem nenhuma ligação com seu conteúdo, atacando gratuitamente a comunidade LGBT e pessoas não binárias dizendo que a linguagem neutra é coisa de “gente babaca” ao responder uma caixinha de perguntas, além de fazer analogias incabíveis.
“Babaquice demais falar todes, não é? ‘Olha ali, todos estão indo à praia’, então todes é babaquice, todes está para a língua portuguesa como a maconha está para outras drogas”, inicia os impropérios e as ofensas. “Todes é a porta de entrada de coisas mais pesadas e cruéis que virão, você começa falando todes, daqui há pouco diz que não pode falar buraco negro, diz que não pode dizer que uma pessoa foi denegrida, depois vai dizer que olho gordo é uma expressão gordofóbica”.
Além da associação a drogas e ataques a pessoas gordas, o coach ainda diz que “todes” é a porta de entrada para a acefalia consciente” das pessoas, chamando pessoas não-binárias de acéfalas, afirmando que essas pessoas escolhem ser imbecis. O Coach finaliza dizendo que prefere virar crossfiteiro a falar todes, atacando também a comunidade de atletas dessa modalidade.
Nos comentários, apesar de um enorme número de pessoas concordando com os ataques do coach a uma comunidade com a qual ele não dialoga, pessoas lembraram que a linguagem neutra é uma adaptação da língua assim como toda a língua em si, e que a comunidade não obriga pessoas a usarem “todes”.