Estudo sugere que 21 orgasmos por mês pode prevenir câncer de próstata

Há tempos se vem pesquisando os benefícios do orgasmo, em especial, a relação dele com a prevenção de doenças crônicas e alguns tipos de cânceres. Mas agora, uma pesquisa recente indica que, além de o orgasmo representar o ápice do prazer sexual, ele está relacionado a diversos benefícios para a saúde, que vão desde a prevenção de doenças cardíacas, câncer de próstata e prevenção à depressão. As informações são da revista científica European Urology, que publica dados sobre o orgasmo desde 2016.

A saber, a ciência não indica nenhuma rotina mínima mensal para ter uma vida sexual saudável, uma vez que cada estudo analisa a relação entre o sexo e um quadro de saúde específico. Porém, com os dados disponíveis até o momento, muitos podem estar aquém da meta. O mais perto que os pesquisadores já chegaram de um número mínimo de orgasmos foi ao analisar a rotina sexual mínima para diminuir o risco de desenvolver câncer de próstata.

Tanto um estudo publicado em 2016 na revista científica European Urology quanto um levantamento de 2022 divulgado na Health Harvard indicam que pessoas com próstata com alta frequência de ejaculações, superior a 21 vezes ao mês, têm 31% menos chance de desenvolver a doença. O estudo de 2016, realizado pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos, indica que indivíduos que chegam ao ápice do prazer 13 vezes ao mês já alcançariam os benefícios de prevenção do câncer.

A ideia por trás dessa hipótese é que a ejaculação regular poderia ajudar a eliminar substâncias potencialmente carcinogênicas da próstata, reduzindo o risco de câncer. A frequência de ejaculação considerada ideal para afastar o risco de desenvolvimento de câncer é de 13 vezes ao mês, segundo a pesquisa, mas esta periodicidade costuma diminuir com a idade: “estamos trabalhando em estudos de acompanhamento que relacionam a frequência da ejaculação com alterações moleculares específicas na próstata para investigar os fundamentos biológicos entre a quantidade de ejaculações e a incidência do câncer”, disse a especialista da European Urology.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Bee 40tona

Você vai curtir!