Ex de novo primeiro-ministro francês é nomeado ministro das relações exteriores

Na terça-feira (9 de janeiro), Macron nomeou o ministro da Educação, Gabriel Attal, de 34 anos, como o mais jovem, e primeiro gay, primeiro-ministro da França. A nomeação também faz dele o chefe de governo mais jovem do mundo atualmente. Depois disso, o presidente francês nomeou Stéphane Séjourné, 38, para o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros, substituindo Catherine Colonna, de 67 anos.

“Agradeço a honra que me foi prestada hoje”, escreveu Séjourné no X, partilhando um vídeo da cerimônia: “Representar o meu país no mundo, carregando a sua voz única, a sua concepção de dignidade humana, é um fardo pesado. Agradeço ao Presidente da República e ao Primeiro-Ministro pela confiança.”. Stéphane Séjourné e Gabriel Attal estavam anteriormente em uma união civil desde 2019, a equipe de Attal disse anteriormente ao jornal Le Figaro que eles não são mais um casal há dois anos.

A nomeação de Attal faz dele uma das pessoas mais poderosas de França – uma ascensão estratosférica ao poder em pouco menos de uma década de envolvimento na política – e ocorre num momento em que Marcon procura revigorar a sua imagem política. Attal atuou anteriormente como porta-voz do governo e ministro de contas públicas e foi nomeado ministro júnior em 2018. Aos 29 anos, era o membro mais jovem de um governo sob o atual sistema político francês, ao bater o recorde anterior estabelecido por François Baroin em 1995.

Em 2023, foi nomeado ministro da educação nacional e da juventude – contra o estabelecimento de um novo recorde como a pessoa mais jovem a ocupar o cargo. Ao anunciar a sua posição como primeiro-ministro no X, Macron escreveu: “Sei que posso contar com a sua energia e o seu compromisso para implementar o projeto de rearmamento e regeneração que anunciei”.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Bee 40tona

Você vai curtir!