Bolsonaro não entende significado de “cisgênero” ao ser questionado pela Polícia Federal

Jair Bolsonaro não soube responder se era cisgênero durante seu depoimento na Polícia Federal, nesta quinta-feira (22/02). Questionado sobre sua identidade de gênero durante o preenchimento do questionário de informações sociais, ainda antes da inquirição sobre a investigação de suposta tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro disse não saber o que significava a palavra usada para definir a pessoa que se reconhece com o sexo que atribuído a ela quando nasceu.

O ex-presidente da República, que decidiu ficar em silêncio em relação às perguntas sobre a investigação em si, respondeu ao delegado da PF que não sabia o que era “cis”. Esse tipo de indagação passou a ser um procedimento protocolar para qualificar quem vai ser ouvido pela PF. Trata-se de uma diretriz adotada pelo órgão ao fazer a identificação inicial de quem presta um depoimento. Ao qualificar depoentes, a polícia usa expressões como cisgênero e transgênero para adequar os documentos à política LGBTQIA+ do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em alguns casos, a identificação também pode incluir “orientação sexual” e o depoente é classificado como hétero ou homossexual, por exemplo.

O depoimento de Bolsonaro durou cerca de 15 minutos. O ex-presidente não respondeu as perguntas, assim como quatro generais que integravam seu governo, sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado para mantê-lo na Presidência em 2022 depois da derrota na eleição daquele ano e também a respeito de eventual na organização dos atos de 8 de janeiro de 2023, quando prédios públicos foram invadidos e depredados em Brasília.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!