Comunidade transmasculina é contemplada pelo SUS com cirurgia de construção peniana

O Ministério da Saúde autorizou formalmente o Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar a cirurgia e tratamento de “redesignação sexual” para homens transexuais. A Portaria Nº 3.006, de 02.01.2024, que permite os procedimentos, foi publicada no dia 02 de Janeiro no Diário Oficial da União.

De acordo com a resolução, a cirurgia para construção do pênis, chamada de neofaloplastia, foi incluída na tabela de procedimentos, medicamentos, órteses, próteses e materiais especiais do SUS. Este progresso vai além de uma simples expansão dos serviços oferecidos pelo SUS. Representa um avanço significativo na luta por uma saúde verdadeiramente inclusiva, atendendo às necessidades específicas da comunidade transmasculina, especialmente aquelas que buscam procedimentos de afirmação de gênero.

Para ter acesso aos serviços do processo transexualizador do SUS, é preciso solicitar encaminhamento na unidade básica de saúde mais próxima da sua residência. Os procedimentos mais procurados são a hormonização, seguidos de implantes de próteses mamárias e cirurgia genital em travestis e mulheres trans, assim como a mastecomia e histerectomia no caso dos homens trans. 

A disponibilização da neofaloplastia pelo SUS é um passo crucial no reconhecimento da identidade e dignidade de homens trans e pessoas tranasmasculinas. 

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!