Distrito Federal terá primeira apresentadora trans do rádio brasileiro

A jornalista Carolina Ribeiro, primeira mulher trans conselheira de Cultura do Distrito Federal, fará sua estreia como apresentadora da Rádio Cultura FM (100.9 FM), emissora distrital que está no ar, desde 1988. O programa “Agenda TransForma” estreia na segunda quinzena de fevereiro, sempre aos sábados, às 15h e terá temas sobre a diversidade, por meio de debates sobre Direitos Humanos e cidadania, além de trazer o roteiro cultural do Distrito Federal e Entorno, marca registrada de Carolina.

A atração semanal irá promover debates potentes abrangendo pautas relativas sobre ciências, arte e cultura, política, sociedade, economia, educação, entre outros. O programa pretende dar voz a personalidades menos visibilizadas pelas plataformas mainstream, além de receber pessoas com grande representatividade social e popularidade ao tratar de cultura e impacto social.

“A ideia é juntar todas as minhas experiências tanto no jornalismo quanto nas políticas públicas e usar o espaço para fazer uma grande mistura, que representa bastante o Distrito Federal. Quero dar voz a quem normalmente não tem em outros espaços, mas não vou deixar de prestigiar quem já protagoniza também”, disse. Para a primeira temporada, o programa contará com nomes importantes do Distrito Federal como os deputados distritais Fábio Félix e Doutora Jane, os produtores culturais e de Economia Criativa Fernando Lackman e André Deca.

Carolina Ribeiro tem 32 anos e se compreendeu como transgênero no início da adolescência. Ela encontrou refúgio na educação e na cultura. Sua transição se deu na fase adulta depois de se formar na faculdade de jornalismo. A profissional já trabalhou em jornais como o Correio Braziliense, Jornal de Brasília e Alô Brasília e também como assessora de imprensa atendeu contas de shows nacionais e internacionais, além do Carnaval de Todas As Cores, evento que privilegiou a diversidade, realizado em 2020.

A Rádio Cultura foi criada em 1988, sendo sua primeira transmissão realizada do Anexo do Palácio do Buriti, onde ficavam localizados os estúdios e transmissores. Desde 2010 funciona no Espaço Cultural 508 Sul.  Enquanto meio de comunicação público tem por objetivo prestar serviços informativos, artísticos, educativos e culturais a comunidade e garantir a pluralidade e a diversidade cultural do Distrito Federal. O sinal alcança todo o DF e também o Entorno.

Bee 40tona

Você vai curtir!