Erika Hilton processa Tarcísio de Freitas por hospedar Bolsonaro com dinheiro público

Érika Hilton (PSOL-SP) acionou a Justiça de São Paulo para protocolar um pedido de investigação dos gastos da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) com hospedagens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Palácio dos Bandeirantes, residência oficial do governador. O ex-mandatário se hospedou junto Tarcísio neste final de semana, quando realizou um ato na Avenida Paulista.

O processo, apresentado pela deputada federal junto da ativista Amanda Paschoal, argumenta que a estadia de Bolsonaro no local viola o princípio da impessoalidade e gera despesas que não atendem ao interesse público.  Esses gastos seriam com alimentação, segurança, transporte e funcionários públicos. “Concretamente, utilizar de recursos públicos para hospedagem de pessoas que são ‘amigas’ do governador em exercício, sem qualquer cargo público ou agenda que demonstre o interesse público de tal privilégio, demonstra que há não há amparo legal para a medida, além de violar os princípios da impessoalidade e da moralidade”, diz um trecho da ação.

“Os atos representam uma grande afronta aos princípios que guiam a atuação administrativa no Brasil, além de trazer danos concretos ao erário diante da utilização de recursos públicos para pagar por privilégios de amigos do Governador do Estado sem qualquer motivação”, alega a parlamentar.

A parlamentar pede, como medida cautelar, que o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) proíba o governador de hospedar convidados sem agenda oficial ou sem relação com o interesse público. O processo ainda solicita por um relatório detalhado de todas as estadias desde o início do mandato da atual gestão, em 1 de janeiro de 2023.

“O Palácio dos Bandeirantes é um prédio público, e a estadia de Bolsonaro representa gasto injustificado do Governo do Estado. O lugar de Bolsonaro não é em um prédio do poder público de São Paulo, e ele tem plenas condições de não dormir à noite com medo da prisão em um quarto de hotel”, diz a deputada.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!