Registro inédito: Baleias jubarte flagradas fazendo sexo gay diante das câmeras fazem história
Fotógrafos registraram, pela primeira vez, duas baleias jubarte fazendo sexo. A diferença: ambas as baleias eram machos. Sim, eram baleias gays! Os fotógrafos compartilharam as imagens com um especialista em mamíferos marinhos, que confirmou que ambas as baleias eram, na verdade, machos. Isto reforça o que já sabemos: o comportamento gay e bissexual é comum entre os animais.
A estudante de doutorado Stephanie Stack, da Pacific Whale Foundation, foi contatada por dois fotógrafos que registraram as baleias jubarte na costa do Havaí. Lyle Krannichfeld e Brandi Romano entraram em contato com Stack porque sabiam que a gravação era rara, mas não perceberam o quão revolucionária ela era. As fotografias não foram apenas a primeira vez que os cientistas avistaram a espécie tendo relações sexuais, mas também foi a primeira vez que baleias jubarte foram vistas em um casal do mesmo sexo. Que baleias gays pioneiras elas são!
“Esta descoberta desafia as nossas noções preconcebidas sobre o comportamento das baleias jubarte. Embora já reconheçamos há muito tempo as complexas estruturas sociais destas criaturas incríveis, testemunhar a cópula de duas baleias machos pela primeira vez é um evento único e notável”, disse Stack ao portal IFLScience. Embora as pessoas possam pensar que o ato de duas baleias machos transarem é apenas porque é bom, os cientistas acham que poderia haver outras explicações para o seu comportamento.
“O propósito do comportamento não reprodutivo é variado; as funções propostas incluem aprender ou praticar comportamentos reprodutivos, estabelecer ou reforçar relações de domínio, formar alianças sociais e/ou reduzir a tensão social”, disse Stack no relatório. Agora, ele e outros cientistas procuram expandir as observações das baleias jubarte para descobrir quão comuns são as relações homoafetivas entre jubartes.