Projeto de lei ainda precisa passar pelo Senado e, depois, pela assinatura do Rei

Tailândia aprova projeto de lei de igualdade em casamento entre pessoas do mesmo sexo

O parlamento da Tailândia aprovou com ampla maioria um projeto de lei que permite o casamento de pessoas do mesmo sexo. O passo já é considerado um marco histórico, afinal coloca o país asiático ainda mais próximo de ser o terceiro do continente a legalizar a união de pessoas do mesmo sexo.

Os principais partidos da Tailândia aprovaram o movimento, mas foram necessários 10 anos para que eles conseguissem caminhar rumo à legalização. A legislação foi aprovada por 400 dos 415 parlamentares presentes, com apenas 10 votando contra. Com isso, a Tailândia pode se juntar a Taiwan e ao Nepal em permitir uniões entre pessoas do mesmo sexo.

Vale ressaltar que o projeto ainda requer aprovação do Senado e aprovação do Rei antes de se tornar lei para entrar em vigor 120 dias depois.

“Fizemos isso para todos os tailandeses para reduzir a disparidade na sociedade e começar a criar igualdade”, disse Danuphorn Punnakanta, presidente do comitê parlamentar sobre o projeto de lei, aos parlamentares antes da leitura.

Arthur Aguiar

Você vai curtir!