Poshitividades promove encontro presencial para pessoas que vivem com HIV no Rio de Janeiro

A comunidade Posithividades realiza no próximo dia 19 de maio o segundo Encontro Catavento presencial no Rio de Janeiro (RJ). O evento é a “porta de entrada” para que pessoas que vivem com HIV possam participar da maior comunidade online de acolhimento e informação sobre o tema. Para participar do encontro, basta entrar em contato com o perfil @posithividades no Instagram.

Iniciados em abril de 2021, os Encontros Catavento sempre acontecem de forma online, em média, duas vezes por mês, com participações de pessoas de todo o Brasil e do exterior. No ano passado, por iniciativa dos integrantes do grupo de WhatsApp “Encontro Catavento”, foram realizados os dois primeiros encontros presenciais regionais; um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro. Neste ano, o Poshitividades já promoveu encontros presenciais em Santa Catarina (SC), Salvador (BA), Minas Gerais (MG) e São Paulo (SP).

Até o final deste ano, a meta é realizar um Encontro Catavento presencial por mês em cada Estado onde há pessoas vivendo com HIV que participam do grupo no WhatsApp. Os encontros presenciais proporcionam momentos para os participantes compartilharem suas histórias pessoais, tirarem dúvidas e interagirem por meio de dinâmicas conduzidas pelo fundador da comunidade Poshitividades, Lucian Ambros, é psicanalista, especialista em sexologia e estudante de psicologia.

E sempre tem boa comida nos encontros presenciais. “Estar em torno da mesa é algo que faz parte da nossa cultura. Por isso, sempre organizamos um almoço para os encontros presenciais Catavento. Isso nos faz sentir em família”, destaca Lucian. A comunidade Posithividades começou a ser criada em 2017. Hoje, reúne mais de 350 mil pessoas entre os participantes dos 20 grupos de WhatsApp e os seguidores dos perfis @posithividades e @lucianambros nas diferentes plataformas de redes sociais.

“Todos os grupos da comunidade são exclusivos para pessoas que vivem com HIV. O grupo original – o A Seita que dói menos – e o grupo Posithividades Feminina – exclusivo para mulheres – só são liberados para quem se inscreve e participa de pelo menos um Encontro Catavento. Já os grupos de paquera são de livre acesso, mas somente para pessoas que vivem com HIV”, explica Lucian.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!