Lucas Souza fala sobre preconceito contra passivos e reclama: “Não pode mais dar em paz”
Em uma recente entrevista ao podcast Troca-Troca, do YouTube, Lucas Souza falou sobre o preconceito dentro da própria comunidade LGBTQIAPN+. Souza destacou que, apesar de muitos esforços para promover a aceitação e igualdade, ainda há discriminação significativa contra os passivos em relacionamentos homossexuais.
“Eu fiquei percebendo que dentro da própria comunidade tem vários preconceitos. Por exemplo, passivo e ativo, tem preconceito. Ninguém chama o outro de: ‘aquele ativão’, mas dentro da comunidade você falar: ‘você é passivona’ é xingamento. Não pode mais dar em paz [risos]”, reclamou. Segundo Souza, essa forma de preconceito reflete um problema mais profundo de machismo que persiste, mesmo entre aqueles que deveriam estar em constante luta contra a opressão.
“A gente trabalha por uma descontrução, e isso é uma construção de um preconceito pré-histórico, colocando o passivo relacionado a mulher, como se fosse menos e submisso, como se fosse um relacionamento heterossexual. É o machismo dentro da comunidade LGBT+. Gente, que isso?”, declarou.
Lucas Souza fala sobre o preconceito da comunidade LGBT+ com os passivos:
— QG do POP (@QGdoPOP) August 8, 2024
“Ninguém chama 'ah aquele ativão' como xingamento, mas 'ah é uma passivona' é um xingamento. Colocam o passivo como se fosse a mulher, como se fosse menos. É o machismo dentro da comunidade.” pic.twitter.com/iZrxHfkWw1