Denzel Washington reclama de censura de cena de beijo gay em ‘Gladiador 2’ : “Se acovardaram”
A sequência tão aguardada de “Gladiador” chega aos cinemas nesta quinta-feira (14/11), mas a estreia do longa traz um toque inesperado de polêmica. Em entrevista ao site Gayety, o ator veterano Denzel Washington revelou sua frustração com a decisão dos produtores de excluir uma cena em que protagonizou um beijo gay.
“Eu, na verdade, beijei um homem nas filmagens, mas eles cortaram. Acho que se acovardaram”, desabafou o ator, que descreveu o momento como o “beijo da morte”, já que seu personagem mata o homem cinco minutos depois da cena. Washington ainda destacou a surpresa com a escolha de retirar uma cena que, segundo ele, traria um toque de intensidade e complexidade à trama dirigida por Ridley Scott. Para o ator, o beijo seria uma representação fiel ao contexto do filme, onde as dinâmicas de poder e paixão se encontram. “Eles não estavam preparados para isso”, afirmou, lamentando a falta de ousadia da produção para incluir uma cena que, segundo ele, poderia provocar uma discussão importante.
Outro momento que também foi cortado da versão final do filme envolve os atores Paul Mescal e Pedro Pascal, que tiveram sua própria dose de controvérsia. Em uma das gravações, Pascal, que interpreta Marcus Acacius, surpreendeu Mescal com um beijo na testa, cena que não foi aprovada para o corte final. “Não sei como isso se perdeu na edição”, comentou Pedro à revista Cinemablend. Segundo ele, o diretor gostou da cena, mas, mesmo assim, ela foi retirada da edição final.
“Gladiador 2” chega para expandir a trama épica do filme original de 2000, agora com Lucius (Paul Mescal) como protagonista. A jornada de Lucius explora seu retorno a Roma em busca de vingança e justiça, em um enredo repleto de ação, dilemas emocionais e intrigas políticas. Além de Washington, Mescal e Pascal, o elenco estelar conta com Connie Nielsen, Joseph Quinn, Djimon Hounsou e Derek Jacobi.