Icônica e eterna: legado de Lacraia é celebrado por internautas e queen de ‘Drag Race Brasil’

A memória da icônica dançarina Lacraia, travesti pioneira no funk brasileiro, continua viva nos corações e mentes de fãs de todas as gerações. Recentemente, Samuel Luz, estudante de Pedagogia da Universidade de Brasília (UnB), usou seu perfil no X (antigo Twitter) para homenagear a artista que marcou a história da música e da representatividade LGBTQIAPN+ no Brasil.

“Volta e meia meu pensamento recai sobre a lacraia, a diva simplesmente tinha todo o cunt do universo“, escreveu o internauta. Em sua publicação, Samuel ainda relembrou o sonho de Lacraia em se tornar DJ de música eletrônica: “Imagina ser uma das primeiras travestis a fazerem sucesso na cena musical brasileira, sonhava em ser DJ de música eletrônica e se fosse viva eu estaria deitando pro set dela“.

A postagem rapidamente conquistou a internet, acumulando milhares de curtidas e compartilhamentos. Entre os admiradores, estava Shannon Skarllet, estrela da 1ª temporada de “Drag Race Brasil“, que fez questão de amplificar o tributo. Shannon compartilhou um post do bar-balada carioca Pink Flamingo, onde brilhou em uma performance inesquecível caracterizada como Lacraia. Na apresentação, a drag queen reviveu o sucesso “Vai, Lacraia”, imortalizado pela parceria da dançarina com MC Serginho nos anos 2000. “Viva Lacraia”, comentou Shannon em suas redes.

Apesar dos 13 anos desde sua morte, aos 33 anos, Lacraia segue sendo referência de coragem e autenticidade. Suas contribuições não apenas ajudaram a moldar o funk, mas também abriram espaço para maior visibilidade de pessoas trans. Homenagens como essas, que ecoam tanto no palco quanto nas redes sociais, reforçam que seu impacto permanece tão vibrante quanto seus passos de dança.

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!