Médica relata caso de jovem hétero com múltiplas ISTs e faz alerta sobre uso de preservativo
Em um relato impactante, uma médica que trabalhava em uma unidade básica de saúde revelou um caso que expõe a importância do uso de preservativos e do cuidado com a saúde sexual. Ela atendeu um jovem atraente, com múltiplas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e queixas relacionadas à saúde íntima.
“Ele tinha presença de várias verrugas de HPV, herpes, lesão de sífilis e gonorreia. Tudo isso junto”, contou a médica em vídeo divulgado nas redes sociais. Após avaliar o paciente, ela montou um protocolo de tratamento e iniciou procedimentos como a aplicação de ácido para retirar condilomas, as populares verrugas genitais. O que chamou atenção foi a conduta do rapaz: ele mantinha relações com diversas parceiras sem utilizar preservativo.
Ao ser orientado pela médica, que pediu para ele avisar as parceiras sobre a necessidade de também se tratarem, ele revelou que não tinha um relacionamento fixo, mas sim envolvimentos casuais com várias mulheres. “Eu expliquei para ele que era essencial que essas meninas fossem tratadas, porque não dava para saber quem tinha transmitido o quê”, explicou. O jovem, após perder a vergonha, entrou em contato com as parceiras, e cerca de 10 mulheres procuraram atendimento na clínica.
“Doença não tem cara”, enfatizou a médica, destacando que muitos acreditam que pessoas com boa aparência ou comportamento “honesto” não oferecem risco. Segundo ela, é essencial desconstruir esse pensamento e reforçar o uso do preservativo. “Eu faço aqui um apelo para vocês. Hoje, os estudos mostram que menos de 40% da população brasileira utiliza camisinha e isso é alarmante”, ressalta ela.
Como recado final, a médica apelou para a conscientização e o autocuidado. “E se você sai com alguém que diz que não está acostumado a usar camisinha, você fala pra ele treinar em casa e depois vocês combinam de fazer alguma coisa junto”, concluiu. O relato serve como um importante alerta para todos, mostrando que a proteção é um ato de amor consigo mesmo e com o outro.
Médica conta caso de paciente hétero que não utilizava camisinha em relações com várias parceiras:
— poponze (@poponze) November 21, 2024
“Um rapaz jovem, muito bonito… Ele tinha a presença de várias verrugas de HPV, herpes, lesão de sífilis e gonorréia. (…) Muitas vezes as pessoas têm cara, mas não têm saúde.” pic.twitter.com/KY75DbmWj9