J.K. Rowling volta a atacar direitos trans e declara que “não existem crianças transexuais”
A autora britânica J.K. Rowling, conhecida mundialmente pela série Harry Potter e também por suas declarações controversas sobre pessoas trans, voltou a causar polêmica nas redes sociais. Em uma resposta no X (antigo Twitter), Rowling afirmou que “não existem crianças trans” e fez declarações alarmistas sobre a saúde e os direitos de jovens transgêneros. O comentário surgiu após um usuário pedir que a escritora usasse seu “imenso poder para o bem” e criticar seu “foco odioso em crianças trans”.
Rowling respondeu com uma declaração absurda: “Nenhuma criança ‘nasce no corpo errado’, existem apenas adultos como você, preparados para sacrificar a saúde de menores para reforçar sua crença em uma ideologia que acabará causando mais danos do que lobotomias e síndrome de falsa memória combinadas.” A autora também vinculou a questão trans a vídeos no TikTok e alegações sem embasamento sobre escolas e instituições que estariam “afirmando identidades trans às escondidas” ou promovendo tratamentos médicos irreversíveis sem consentimento parental.
“As crianças estão assistindo a vídeos no TikTok de cirurgiões vendendo a ideia de que corpos podem ser modificados como Lego. As escolas afirmam as identidades trans das crianças pelas costas dos pais. Uma certa instituição de caridade infantil no Reino Unido enviou cintas de seios para meninas púberes sem o consentimento dos pais”, completa a autora.
Os comentários de Rowling vêm em um momento em que a visibilidade e os direitos das pessoas trans estão sendo alvo de intenso debate, especialmente no Reino Unido e nos Estados Unidos. Dados recentes do Williams Institute, da UCLA, estimam que cerca de 1,6 milhão de pessoas com 13 anos ou mais se identificam como transgêneros nos EUA. Dentre elas, aproximadamente 300 mil são adolescentes entre 13 e 17 anos. Enquanto isso, fãs e ex-fãs de Rowling continuam a dividir opiniões, com muitos questionando se é possível separar a obra da autora de suas opiniões pessoais.