Criança de 3 anos é suspensa de creche no Reino Unido por ter sido transfóbica; caso gera polêmica

Uma reportagem do The Telegraph, publicada nesta segunda-feira (31/03), revelou que uma criança que tinha entre 3 e 4 anos foi suspensa de uma creche pública no Reino Unido sob a acusação de “abuso contra orientação sexual e identidade de gênero”. O caso, ocorrido durante o ano letivo de 2022-2023, foi identificado em dados do Departamento de Educação britânico, que não divulgou o nome da instituição envolvida.

Segundo o jornal, no mesmo período, 94 alunos do ensino primário foram suspensos ou expulsos por supostos comportamentos classificados como “homofobia ou transfobia”. Entre eles, estavam 10 crianças do primeiro ano e 3 do segundo ano (todas com menos de 7 anos), além de 13 alunos entre 4 e 5 anos. Helen Joyce, jornalista e diretora da organização Sex Matters, criticou duramente o caso, afirmando que ele reflete os “extremos da ideologia de gênero”. “De vez em quando, os extremos da ideologia de gênero produzem uma história que parece inacreditável, e uma criança ser suspensa de uma creche por suposta ‘transfobia’ ou homofobia é um desses exemplos”, disse ao jornal britânico.

“Professores e diretores envolvidos nessa insanidade deveriam se envergonhar por projetar conceitos e crenças adultas em crianças tão pequenas. É imperdoável que a educação essencial nos primeiros anos de vida seja tão traumática e interrompida por gestores escolares que priorizam as exigências de ativistas em detrimento do bem-estar dos alunos”, afirmou Joyce.

O caso ganhou repercussão nacional, chegando até ao Partido Trabalhista, atualmente no poder. Questionado sobre o assunto, o porta-voz do primeiro-ministro Keir Starmer afirmou que o líder “obviamente não apoia esse tipo de medida” e ressaltou que ações disciplinares devem ser “proporcionais”.

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!