“Maré Alta”: Drama LGBTQIA+ estrelado por Marco Pigossi chega as plataformas de streaming
A partir desta terça-feira (07/05), o drama LGBTQIAPN+ “Maré Alta“, protagonizado por Marco Pigossi e com participação da vencedora do Oscar Marisa Tomei, já pode ser assistido de casa. O longa está disponível para compra e aluguel nas plataformas Apple TV, Prime Video, YouTube, Google Play, Claro TV+ e Vivo Play. Rodado em Provincetown, nos Estados Unidos, o filme tem direção e roteiro de Marco Calvani — marido de Pigossi. A distribuição no Brasil ficou por conta da Retrato Filmes.
Antes de estrear no streaming, “Maré Alta” percorreu um circuito prestigiado de festivais internacionais. A produção passou pela Suíça, Canadá, Reino Unido, Ucrânia e EUA, onde participou do GLAAD Awards, principal premiação dedicada à representatividade LGBTQIAPN+ no cinema. Também foi destaque no Festival de Cinema LGBTQIA+ de Londres, promovido pelo British Film Institute, com sessões esgotadas. No Brasil, o filme conquistou o prêmio do público no tradicional Festival MixBrasil.
Na trama, Pigossi vive Lourenço, um brasileiro que se muda para os EUA em busca de liberdade e acaba enfrentando um processo profundo de autoconhecimento. É o primeiro protagonista internacional do ator, que contracena com um elenco poderoso, incluindo James Bland — seu par romântico no filme —, além de Marisa Tomei (Meu Primo Vinny), Bill Irwin (Interestelar), Mya Taylor (Tangerina) e Sean Mahon.
“Maré Alta” mergulha nas nuances da identidade, pertencimento e desejo em um cenário que é quase um personagem à parte: a mítica Provincetown. Depois de se mudar com o namorado para a cidade americana considerada uma meca LGBTQIAN+, o brasileiro vê todo o cenário idealizado desmoronar. Abandonado pelo parceiro, trabalhando ilegalmente como faxineiro, e com o visto prestes a expirar, o imigrante passa a lidar com diversas incertezas sobre seu lugar no mundo. Com a chegada do envolvente Maurice, Lourenço recomeça uma busca interna por pertencimento.