Aos 77 anos, Marco Nanini vai à Parada LGBT+ de SP pela 1ª vez: “Sou um viado pré-dinossauro”

Figura consagrada da televisão, do teatro e do cinema brasileiros, Marco Nanini viveu um momento inédito e simbólico em sua trajetória no último domingo (22/06): participou pela primeira vez da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo. Aos 77 anos, o ator foi motivado pelo tema da 28ª edição do evento: “Envelhecer LGBT+: Memória, Resistência e Futuro”, que trouxe à tona a urgência de dar visibilidade à velhice LGBTQIAPN+ e seus desafios.

Em entrevista à revista Quem, Nanini explicou o porquê de ter decidido se juntar à multidão na Avenida Paulista. “Decidi ir justamente pelo tema. A luta do movimento LGBT+ (ou dos viados, porque eu sou pré-dinossauro) é tão grande e tão violenta, no bom sentido […] Hoje percebo isso, então decidi mudar minha atitude. Não tenho um caráter expansionista, divertido, até porque isso tudo já faço no teatro […]”, comentou. “[Estarei] para mostrar que não tem problema nenhum ser gay. A gente não pode deixar de falar sobre isso, porque, apesar de o mundo ter avançado muito, é importante que a gente não pare, para não retroceder. É uma luta danada, mas tem um sabor, também.”

O gesto ganha ainda mais profundidade ao lembrar que Nanini declarou publicamente sua homossexualidade apenas em 2011, aos 65 anos. Conhecido por manter um perfil discreto ao longo da carreira, ele surpreendeu parte do público ao se posicionar de forma clara e sem alarde. “Eu nunca escondi. Se as pessoas percebiam ou achavam algo, tanto faz”, afirmou na época.

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!