Passageiras e pessoas não binárias poderão evitar motoristas homens com nova função da Uber
A Uber anunciou oficialmente que está prestes a lançar um novo recurso chamado “Preferências Femininas”, que permitirá que passageiras mulheres cis e pessoas trans, travestis e não binárias solicitem motoristas mulheres. A iniciativa, que é fruto de uma pressão contínua de usuárias e motoristas em busca de mais segurança e conforto, será lançada nas próximas semanas em três cidades dos Estados Unidos: Los Angeles, São Francisco e Detroit.
Segundo comunicado oficial da empresa, “em todos os EUA, mulheres passageiras e motoristas nos disseram que querem a opção de serem pareadas com outras mulheres em suas viagens. Nós as ouvimos e agora estamos apresentando novas maneiras de dar a elas ainda mais controle sobre como viajam e dirigem.” Além de permitir que passageiras escolham motoristas mulheres sob demanda, o recurso também possibilitará o agendamento de viagens futuras com motoristas do mesmo gênero e até a configuração de uma preferência automática, aumentando as chances de pareamento.
A novidade não se limita apenas às passageiras. Motoristas mulheres também poderão ativar a preferência por passageiras mulheres, criando uma experiência mais segura e confortável para ambos os lados. A Uber garante que os novos recursos foram “projetados para dar às mulheres passageiras e motoristas mais opções, mais confiança e mais flexibilidade quando usam o Uber”, após anos de relatos sobre situações desconfortáveis e até casos de violência durante as corridas.
Apesar de o recurso já estar presente em mais de 40 países desde seu lançamento inicial na Arábia Saudita em 2019, ainda não há previsão de estreia do sistema no Brasil. A empresa afirma que foi necessário um “design bem pensado” para que a funcionalidade funcionasse de forma real e prática, levando em conta que a maioria dos motoristas da plataforma ainda são homens.